Lucas Piroca e Luiz Carlos Giongo
Associados do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) se reuniram no fim de semana para assembleia geral extraordinária que elegeu e empossou a nova diretoria da entidade, para o mandato de dois anos. O presidente da gestão 2020/2021, Luiz Carlos Giongo, transmitiu o cargo para Lucas Piroca, que assume para o biênio de janeiro de 2022 a dezembro de 2023.
Giongo comentou os desafios dos últimos dois anos para dar continuidade às ações do Nucleovet com a pandemia. Destacou que a realização do Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA), do Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS) e do Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL) foi cancelada em 2020 e retomada no formato on-line neste ano, o que possibilitou a ampliação da participação dos profissionais. Também foram finalizadas as obras na sede do Nucleovet, entre elas a construção do novo campo de futebol, novo salão de festas, melhorias no sistema elétrico e hidráulico e na segurança, com instalação de alarme, monitoramento, muros e cercas e adaptações para atender as normas de acessibilidade.
O aniversário do cinquentenário do Nucleovet, comemorado no dia 9 de outubro deste ano, foi outro marco desse período. Na ocasião, foi lançado o e-scrapbook, que resgata e eterniza a história da entidade. É um recorte de memórias intermídia, com fotos, links para vídeos, documentos e depoimentos de ex-presidentes.
Lucas agradeceu a confiança dos associados e também dos colegas que assumem a diretoria ao seu lado. “O Nucleovet não é uma pessoa, somos todos nós. Devemos continuar a conduzir a entidade com responsabilidade. Ideias, sugestões e críticas são sempre bem-vindas para melhorar o nosso trabalho”, frisou, ao acrescentar que a nova diretoria conta com pessoas que já faziam parte e novos profissionais. “Temos também como objetivo formar lideranças. É importante essa troca, manter pessoas com experiência e trazer pessoas que podem contribuir com um olhar diferente”.
DIRETORIA
Compõe a diretoria executiva, além do presidente, o vice-presidente Tiago Mores, 1ª tesoureira Luciane de Cássia Surdi, 2º tesoureiro Alex Diogo Demarco, 1º secretário Emersson Augusto Pocai e 2º secretário Guilherme Lando Bernardo. O Conselho Fiscal é composto por Alessandro Crivellaro (titular), Juliano Fiorini (titular), Mateus y Castro da Silva (titular), Dalvan Carlo Veit (suplente), Evandro Nottar (suplente) e Mabel Fuga Previdi (suplente).
O Conselho Deliberativo ficou assim composto: Camila Reffatti, Denoir Graciolli, Gersson Antonio Schmidt, Henrique Zamoner, João Eduardo Schneider, Luiz Carlos Giongo, Selvino Giesel, Silvana Giacomini Collet e Lucas Piroca.
HOMENAGEM AOS PIONEIROS DO FUTEBOL
Após a assembleia, ocorreu um jogo de futebol inaugural do campo e homenagens aos pioneiros do futebol: profissionais que iniciaram as ações no Nucleovet, mobilizaram pessoas e contribuíram de maneira significativa para o crescimento da entidade. “São dezenas de médicos veterinários e zootecnistas, juntamente com amigos, que se reuniam quando essa estrutura que temos hoje era menor e, entre um jogo e outro, motivavam mais profissionais a participar, mobilizavam colegas e sugeriam ações para o Nucleovet. Foi assim que começaram a aparecer sugestões para capacitação dos profissionais envolvidos com os setores de medicina veterinária e zootecnia. Entre essas ideias estiveram as de realização de simpósios técnicos e científicos”, relatou o integrante da Comissão de Esportes, Evandro Nottar. Além disso, os jogos de futebol aproximavam os profissionais, principalmente os que chegavam a Chapecó, vindos de outros municípios.
Para reconhecer as pessoas que sempre motivaram e sensibilizaram a classe a contribuir com o Nuclevet, 20 profissionais receberam uma camiseta e um troféu. São elas: Antonio Bressan, Carlinhos Marcon, Claudio Kracker, Darci Paulo da Silva, Dilvo Casagranda, Enedi Zanchet, Gilberto Vasconcellos, Gilmar Hansen, Jair Detoni, Juliano Fiorini, Luis Carlos Farias, Miguel Canal, Miguel Crestani, Neri Santo Damo, Nilson Sabino, Paulo Heine, Roberto Curzel, Rogério Delatorre (in memoriam), Sadi Marcolin e Valdir Hansen.
O encontro terminou com almoço de confraternização de encerramento do ano preparado pelos próprios associados como forma de integração e espaço com brinquedos para as crianças.