O mercado halal tem um enorme potencial, tendo em vista que engloba quase 2 bilhões de pessoas e deve movimentar até 2024 cerca de US$ 5,74 trilhões, segundo State of the Global Islamic Economy.
A certificação halal garante alimentos de qualidade, com segurança e rastreabilidade. Nesse sentido, a certificação tem sido exigida não apenas por países árabes, mas também por outros países que primam pela segurança alimentar. Por isso é muito importante que este assunto seja debatido em uma das principais feiras do setor, como a ExpoMeat.
Não é de hoje que este mercado se torna cada vez mais atrativo às empresas brasileiras, mas ainda há muito espaço para o crescimento da presença de produtos brasileiros nesses países. Em 2021, a Cdial Halal contabilizou crescimento expressivo das empresas certificadas halal: um aumento de 53% quando comparado a 2020, sendo que entre as empresas de processamento de proteína animal o crescimento nas certificações foi de 75%, quando comparado ao ano anterior.
Importância da certificação halal
A certificação halal é o processo em que uma certificadora habilitada atesta a aptidão das empresas na utilização de procedimentos e matérias-primas autorizadas pela lei islâmica, o que torna esses produtos autorizados para consumo. Já o certificado halal é o documento emitido por essa instituição certificadora, o que comprova que todos esses procedimentos exigidos são seguidos pela empresa.
Com a certificação halal, a empresa poderá atender aos requisitos de consumidores árabes e muçulmanos ou ainda de outros mercados que busquem produtos comprovadamente saudáveis e rastreados.
Além disso, a certificação abre possibilidades de atingir novos mercados, com aumento da credibilidade dos produtos que obtiverem o selo halal, assim, melhorando a vantagem competitiva da empresa em todo o mundo.
Mercado
Dados da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) apontam que os números totais da exportação de carne bovina brasileira em 2021 foram de US$ 9,2 bilhões e 1.846.263 toneladas. Ainda em 2021, as exportações brasileiras para os países de maioria muçulmana somaram 344,1 mil toneladas e, em faturamento, as vendas foram de US$ 1,4 bilhão. Esse mercado respondeu por 19% do volume exportado pelo Brasil em 2021 e 16% da receita total.
Dentre os estados que mais exportaram carne brasileira em 2021, estão São Paulo, que respondeu por 21,51% das exportações; Mato Grosso, com 19,82%; Goiás, 14,47%, Mato Grosso do Sul, com 10,32%; e Minas Gerais, com 9,63%.