As informações disponibilizadas no sistema de dados do comércio exterior (comex stat), órgão subordinado ao Ministério da Economia, indicam que os embarques de carne bovina alcançaram expressivo crescimento no primeiro bimestre deste ano.
Em relação aos países importadores, a China é a maior importadora com 139,7 mil toneladas, absorvendo 41,8% das exportações brasileiras e aumentando em 18,1% suas compras em 2022. Os Estados Unidos alçaram à segunda posição adquirindo perto de 38 mil toneladas e aumentando em quase 400% suas compras. Egito, com um crescimento de 291% no período, se tornou o terceiro maior importador comprando 31,5 mil toneladas.
Os dez maiores importadores adquiriram 282,5 mil toneladas, apontando incremento de 36,2% e representando 84,6% do total exportado. Entre eles, apenas Hong Kong, país ligado à China, mostrou retração no volume adquirido e, com isso, caindo da segunda para a quarta posição.
A Rússia, que no primeiro bimestre do ano passado era o 11º maior importador, ascendeu ao 8º posto em 2022. A Itália, por sua vez, que ocupou o 10º posto no primeiro bimestre do ano passado, foi alijada dos 10 maiores neste início de ano.