Papua Nova Guiné, país da Oceania, abriu seu mercado para as exportações brasileiras de carne de aves, carne mecanicamente separada de frango e cortes bovinos desossados.
De acordo com o Ministério da Agricultura, as exportações serão realizadas, inicialmente, pelas plantas industriais brasileiras que foram inspecionadas e aprovadas no ano passado pelo governo daquele país.
“As negociações para acesso ao mercado de carne de aves começaram em 2020, e as de carne bovina, em 2022, impulsionadas pelo interesse do setor privado brasileiro no mercado de 9 milhões de habitantes — o segundo mais populoso da Oceania, atrás apenas da Austrália”, disse o ministério, em comunicado.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a abertura. Segundo a entidade, a expectativa é que os embarques ocorram já a partir deste ano.
“Esta nova abertura se soma à outras recentemente anunciadas na Oceania, reforçando a presença brasileira na região que possui bom potencial para reforçar o fluxo de comércio de carne de frango do Brasil”, avaliou o presidente da ABPA, Ricardo Santin, em nota.