Formalização e assinatura da parceria, realizada na Fábrica de Rações da Languiru, em Estrela, contou com a presença do presidente da Languiru, Paulo Birck (e), acompanhado do gerente industrial Marino Altmann; do presidente da Cooperagri, Edson Dahmer (d), acompanhado do gerente administrativo e financeiro Lício Sulzbach.
Languiru e Cooperagri assinaram ontem, quinta-feira, dia 25 de maio, acordo de intercooperação relacionado à nutrição animal da cadeia produtiva do leite. A parceria entre as cooperativas teutonienses consiste no fornecimento de matéria-prima por parte da Cooperagri e prestação de serviço de industrialização na Fábrica de Rações da Languiru, em Estrela.
A formalização e assinatura da parceria, realizada na Fábrica de Rações da Languiru, contou com a presença do presidente da Languiru, Paulo Birck, acompanhado do gerente industrial Marino Altmann; do presidente da Cooperagri, Edson Dahmer, acompanhado do gerente administrativo e financeiro Lício Sulzbach.
A partir disso, diariamente a Cooperagri fornece milho, farelos, minerais e demais ingredientes incorporados na dieta de rações a granel para bovinos de leite e também de corte, além das fórmulas desses produtos; e a Languiru presta o serviço de industrialização dessas rações. As operações foram iniciadas no dia 24 de maio. A comercialização e logística de distribuição dos produtos com a marca Cooperagri seguirão sendo realizadas pela cooperativa com sede em Linha São Jacó.
“A Fábrica de Rações presta o serviço, otimizando o aproveitamento da infraestrutura instalada e a mão de obra da Languiru na unidade fabril. É uma parceria que beneficia ambas as cooperativas, atendendo demanda de associados e clientes em comum”, explica o gerente industrial da Languiru, Marino Altmann.
“A capacidade produtiva na Cooperagri está praticamente tomada nesse momento. O trabalho conjunto nos possibilita incrementar os volumes produtivos de ração e a capacidade de recebimento de matéria-prima dos associados, que tiveram incremento. O excedente que estamos recebendo passa a ser industrializado na Fábrica de Rações da Languiru”, explica o presidente da Cooperagri, Edson Dahmer.
Seguindo controles e exigências de qualidade do produto, a renovação e ampliação do contrato também já está prevista entre as partes. As negociações foram possíveis a partir da interrupção momentânea de comercialização de rações comerciais a granel e ensacada da Languiru, com a unidade da Cooperativa priorizando a industrialização e fornecimento de nutrição animal aos integrados produtores de aves e suínos. “A Fábrica de Rações seguia com a produção voltada especificamente ao fornecimento de alimentos aos animais de associados, sem interrupções na planta industrial. Com a parceria, elevamos a nossa capacidade produtiva na Fábrica”, acrescenta o presidente da Languiru, Paulo Birck. A unidade fabril conta com capacidade produtiva de 40 mil toneladas de ração por mês.
Negociações
A Languiru também segue com o planejamento e negociações de outras parcerias nesse momento de reorganização e retomada. “Estamos atentos às possibilidades, analisando alternativas, comprometidos com nossos associados e funcionários. Primamos pela transparência, mas, também, precisamos respeitar o sigilo que algumas negociações exigem. A partir do momento em que forem dados novos passos, os produtores e demais envolvidos serão consultados, para então termos a divulgação oficial de ações concretizadas, sem entrarmos num ‘jogo de especulações’ que atrapalham as negociações”, conclui o vice-presidente da Languiru, Fábio Secchi.
Cooperagri
A Cooperativa Agroindustrial São Jacó Ltda. (Cooperagri) foi fundada em 03 de novembro de 2007, com os sócios remanescentes da Associação e Prestação de Serviços e Assistência Técnica (APSAT) – fundada 1989 – e novos associados-fundadores. A sede e instalações com silos, armazém, secador, pavilhão de estocagem, balança rodoviária, prédio administrativo e fábrica de rações com capacidade mensal de produção de 1,2 mil toneladas, estão localizados em Linha São Jacó, no município de Teutônia. Além de rações e nutrição pet, a Cooperativa também trabalha com fertilizantes, defensivos, sementes, farmácia veterinária e outros insumos para a cadeia produtiva.