Para a primeira edição da Revista do PecSite, Sergio Raposo de Medeiros, Pesquisador Embrapa Pecuária Sudeste, escreveu artigo sobre a Ambiência na produção de gado de corte no que se refere à oferta de sombra ao animal.
Em seu texto, ele dá uma amostra da complexidade de algo aparentemente simples, ajudando a entender os caminhos para resultados mais robustos na melhoria da ambiência pela oferta de sombra.
Segundo Sérgio, sempre é interessante que o animal tenha escolha, ou seja, ter a possibilidade de recorrer à sombra quando for seu desejo.
Em um experimento, ele observou que os animais tinham a opção de ficarem na sombra ou no sol, mas eles preferiam o sol à sombra. Sérgio chegou à conclusão de que há outro aspecto, entretanto, bem menos esperado para explicar o fato dos animais estarem sob sol e não buscando a sombra que oferecemos para seu bem-estar: eles podem estar procurando o bem-estar químico, pela liberação de endorfinas nos seus organismos.
“A sombra é um dos destaques dos sistemas integrados que usam árvores. Há várias vantagens, por todo o microclima formado, também, nas ocorrências de frentes frias severas”, afirma Sérgio Raposo de Medeiros.
Leia a íntegra deste texto na primeira edição da Revista PecSite.