A partir de maio, as cotações tendem a apresentar queda diante da menor disponibilidade de pastagens.
O preço do boi gordo negociado em São Paulo registrou alta de R$ 1 nesta quinta-feira (10/4), negociado a R$ 325 a arroba a prazo em Barretos e Araçatuba, segundo levantamento da Scot Consultoria.
O mercado tem reagido à menor oferta de animais prontos para abate, com produtores segurando o rebanho no pasto à espera de novas altas. Segundo a Scot, a oferta tem se concentrado em animais fêmeas, o que também contribui para sustentar os preços dos machos.
“Os frigoríficos estão com dificuldades em suas escalas, que atendem de cinco a sete dias úteis, e com dificuldade de conseguir animais precoces, que atendem ao mercado chinês, em especial”, observa o analista da Safras & Mercado, Fernando Iglesias.
Considerando a sazonalidade do mercado, Iglesias destaca que a partir de maio as cotações do boi gordo tendem a apresentar queda diante da menor disponibilidade de pastagens.
“Nós temos uma segunda quinzena de abril co menor propensão a chuvas no Centro-Norte. Isso vai acelerar o desgaste do pasto e, com o pasto mais desgastado, a chegaremos no período de ápice da safra do boi gordo”, avalia Iglesias.