O acompanhamento histórico do preço médio mensal do boi gordo nos últimos 22 anos aponta que após apresentar pequeno retrocesso em maio, acontece novo ciclo de evolução a partir de junho que é rompido apenas no mês de encerramento do ano.
Entretanto, no decorrer do primeiro semestre o mercado de boi gordo esteve fragilizado e o preço de fechamentos veio regredindo, se confirmando muito inferior à média do ano passado, culminando em índices bem negativos, contrários ao histórico.
Se tivesse acompanhado o histórico, o preço médio do boi gordo em junho teria alcançado incremento de 7,4% sobre a média registrada no decorrer do ano passado, significando um valor de R$341,25 por arroba comercializada. No entanto, absorveu involução de 21,7%, atingindo cotação média de apenas R$248,80, significando queda de 29,1 pontos percentuais em relação ao histórico.
E os fechamentos realizados com o ruminante no decorrer de julho sinalizam que o índice seguirá extremamente negativo. Assim, o ano aparenta ser próximo ao ocorrido em 5 dos últimos 22 anos, quando os índices de evolução foram quase que totalmente negativos no decorrer do ano.