No decorrer do ano passado os pecuaristas conseguiram pequena melhora na comercialização do boi gordo em comparação com a carne bovina comercializada no varejo.
O preço médio de comercialização no decorrer de 2022 alcançou valorização de 2,5%, enquanto o valor dispendido pelo consumidor no comércio varejista atingiu aumento de apenas 1%. Com isso, o preço do boi gordo alcançou 54% do praticado no varejo, significando pequena melhora na relação em comparação com 2021 quando atingiu 53,2%.
O acompanhamento mensal da relação apresenta momentos distintos no decorrer do ano passado: no primeiro quadrimestre os pecuaristas conquistaram excelente valorização no boi gordo com a demanda aquecida para atendimento ao mercado interno e externo, culminando em um preço que atingiu em abril a maior relação de 2022, 60,1% do valor praticado no varejo. A partir de então, o mercado começou a apresentar esmorecimento nos meses subsequentes resultando na relação de apenas 48,9% em novembro, a pior do ano passado.