O pouco dinamismo no consumo interno de carne bovina, aliado ao desaquecimento na demanda para atendimento ao mercado externo, vem impondo retrocesso no preço do boi gordo que, aos poucos, vai se aproximando dos valores praticados no mesmo período do ano passado.
No momento o preço médio diário apresenta queda de 5,8% sobre o recebido no último dia de negócios do mês anterior, enquanto ainda aponta incremento de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado, não acompanhando a inflação do período.
O preço médio acumulado em abril mostra, por ora, evolução anual de 4,8%, enquanto aponta queda de quase 4,5% sobre o mesmo período de março último. O preço médio acumulado no decorrer do ano, alcança R$342,03, apontando índice positivo de 12,5% sobre o mesmo período do ano passado.
O acompanhamento realizado pelo PecSite indica que nos últimos dias de abril do ano passado, o preço de comercialização do boi gordo não apresentou bom desempenho. E, infelizmente para o pecuarista, esse mal desempenho pode se repetir em 2022, pois a demanda por carne bovina se encontra encolhida pela apatia do mercado interno e indefinição nas vendas externas.