O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins, participou no Parque da Cidade de Brasília, na quarta (13), da inauguração da Carreta Agro pelo Brasil, uma iniciativa do Sistema CNA/Senar, por meio de seu Instituto, vai levar tecnologia, inovação, informação e conhecimento aos produtores rurais em eventos do agro realizado em todo o país.
A inauguração contou também com a participação do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Daniel Carrara, do presidente do Instituto CNA, Roberto Brant, a diretora executiva do Instituto CNA, Mônika Bergamaschi, de diretores e vice-presidentes da CNA, presidentes de Federações estaduais de agricultura e pecuária, superintendentes do Senar, representantes de sindicatos, produtores e colaboradores do Sistema CNA/Senar.
Em seu discurso, João Martins fez questão de reconhecer o trabalho de toda a equipe pelo resultado do projeto, falou da excelência dos colaboradores e que, para ele, foi um “privilégio organizar o time”.
O presidente da CNA afirmou que a inauguração da Carreta representa um novo momento do Sistema CNA/Senar e que a iniciativa aproxima e reduz as diferenças entre as mais diversa Federações de agricultura e pecuária dos Estados. “Todos os Estados vão ter a presença da nossa carreta do agro”, disse.
Daniel Carrara afirmou que a Carreta também faz parte do objetivo do Sistema que faz investimentos em Comunicação para mostrar a importância do produtor rural brasileiro à toda a sociedade.
Além de atender as demandas das Federações e das Administrações Regionais do Senar, “estamos preparando um calendário para participação em eventos do agro. Agradeço ao Instituto CNA, que é o nosso braço de pesquisa, inovação e agora de feiras, pela realização desse projeto,”, disse Carrara.
De acordo com Roberto Brant, o projeto visa incentivar e promover a cultura local. “Teremos produtos regionais que vão fornecer conteúdo local, sendo transmitido para todo o Brasil, por meio de um link próprio de Internet, que pode estar presente em todos os lugares do Brasil como um investimento mútuo”, explicou.
O presidente da CNA conheceu as instalações, acompanhado por uma comitiva de vice-presidentes e diretores, e participou da gravação de um podcast em um estúdio fixo montado na Carreta.
Dentro da programação, João Martins conheceu o Espaço de Imersão, para apresentação de vídeo Terra, Ciência e Alimento.
Também foi realizada uma degustação de produtos artesanais e tradicionais com a chef Raquel Amaral, que utilizou alimentos de produtores rurais atendidos pelo Sistema CNA/Senar.
Com espaços fixos e variáveis, a Carreta Agro pelo Brasil possui 98 metros quadrados de área útil e foi idealizada para se adaptar aos diversos tipos de eventos e inúmeros projetos e serviços oferecidos pelo Sistema CNA/Senar.
A carreta tem a possibilidade de inúmeras configurações. As principais são os espaços multiusos para realização de palestras técnicas, cursos, treinamentos, uma cozinha experimental, um espaço de imersão com vídeos sobre o agro e um estúdio de podcast, montado com todos os equipamentos.
A primeira feira que terá a participação da Carreta Agro pelo Brasil será a Sealba Show, realizada de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, na cidade de Itabaiana, região do agreste de Sergipe. O evento reúne produtores rurais, técnicos, empresas agrícolas e representantes do setor produtivo.
Artesanais e Tradicionais – As autoridades presentes à inauguração também visitaram a feira de alimentos, montada em uma tenda com ligação à Carreta, com 12 produtores rurais participantes do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, criado para valorizar o produtor rural e sua família, trabalhando a agregação de valor, a cultura regional e o reconhecimento dos produtos artesanais brasileiros.
Mônika Bergamaschi afirmou que o modelo da feira em Brasília será replicado nos estados que a Carreta percorrer no próximo ano.
“A ideia é participarmos das principais feiras e eventos do Brasil também promovendo e valorizando os produtos artesanais e tradicionais de todas as regiões. Aqueles produtos que a gente tem vontade de levar para casa vão estar à disposição na feira. Vamos poder comprar azeite, cachaça, chocolate, queijo, salame, enfim, todos os produtos maravilhosos que são feitos pelos nossos produtores com as orientações do Sistema CNA/Senar”.
Na feira da carreta em Brasília, estão expostos para comercialização produtos como mel e derivados, azeite, goiabadas, chocolates, pimentas artesanais, embutidos, cachaça, vinhos, biscoitos, café e queijos. O espaço estará aberto para o público em geral de quinta (14) a sábado (16), das 9h às 17h.
Programa – O Agro pelo Brasil é um programa do Sistema CNA/Senar que tem o intuito de divulgar as ações desenvolvidas aos produtores rurais, conectar pessoas, debater temas de interesse do agro, mostrar experiências de sucesso no campo, promover a cultura e a gastronomia de todo o país.