O presidente da COMEVAP – Cooperativa de Laticínios do Vale do Paraíba, Aristeu Trannin, visitou na tarde desta segunda-feira (06), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento para entregar ao Secretário Antonio Junqueira o projeto de solicitação de apoio e melhora do setor de produção de laticínios do Vale do Paraíba.
Dentre os pedidos, Trannin solicitou que fosse elaborado um plano que alavanque a produção de leite no estado de São Paulo é uma atenção maior aos produtores de laticínios, como o estabelecimento de um convênio entre a Cooperativa e a Prefeitura.
Em contrapartida, o Secretário solicitou que fosse reforçado juntos dos cooperados da COMEVAP a obrigação do aceite do CAR – Cadastro Ambiental Rural, pois somente com o aval ele não terá restrições de acesso às linhas de crédito junto aos bancos.
Atualmente, na sua sede em Taubaté, a Cooperativa recebe 160.000 litros de leite por dia, dos quais 80% são processados e distribuídos e 20% são comercializados a granel. Na usina são pasteurizados 20.000 litros de leite/hora, além de fabricação de manteiga, bebidas lácteas, creme de leite e queijos.
Segundo dados da Pesquisa Trimestral do Leite, houve uma redução de 4,9% na captação do leite no terceiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, apesar de ser 6,1% maior que o volume captado no segundo trimestre d o mesmo ano, segundo pesquisa realizada pelo IEA – Instituto de Economia Agrícola.