Em seu relatório divulgado em janeiro último sobre o comércio mundial de pecuária e aves, o USDA apontou forte retração na produção de carne bovina brasileira no ano passado e nova recuperação no decorrer de 2022.
Segundo o USDA, o Brasil produziu cerca de 9,325 milhões de toneladas de carne bovina em 2021, equivalendo ao pior volume do último quinquênio e significando retração anual de 7,7%.
A previsão anterior para o ano passado alcançava 9,500 milhões de toneladas. Entretanto, com os relatos apontados pelo Brasil a partir de setembro da detecção de encefalopatia espongiforme bovina atípica (BSE) a China restringiu temporariamente as importações de carne bovina, derrubando os abates brasileiros no quarto trimestre. Isso impactou em quase 2% a menos o volume que já apresentava forte retração.
No entanto, com a questão resolvida, a forte demanda da China deve ajudar a estimular a produção de carne bovina no Brasil em 2022. A produção estimada para o corrente ano é de 9,750 milhões de toneladas, significando incremento anual de 4,6%. Mesmo assim, se realmente atingido, significará o segundo mais baixo volume em seis anos.