No dia 13 de dezembro a Divisão Varejo da Cooperativa Dália, junto com o apoio da empresa Basso Pancotte, realizou o primeiro encontro do projeto “Dálias do Campo”, quando reuniu um grupo de mulheres produtoras de leite das regiões de Encantado e Arroio do Meio. A iniciativa tem por objetivo destacar e valorizar o trabalho da mulher na propriedade. O encontro, que iniciou às 13h30min no CTG Querência do Arroio do Meio, terá continuidade e serão realizados mais quatro encontros ao longo de 2024, abrangendo outras regiões voltado para o setor Gado Leiteiro.
Conforme a Gerente da Divisão Varejo, Vera Lúcia Beneduzi, a proposta tem por objetivo reunir e valorizar as produtoras de leite da cooperativa. “Esse projeto tem o intuito de demonstrar o orgulho e a admiração que a Dália tem por todas essas mulheres e associadas, que desempenham o importante papel de gerir as propriedades junto com seus familiares, de uma maneira extremamente profissional, que envolve amor, dedicação e comprometimento com toda a cadeia leiteira. Essas mulheres são as verdadeiras Dálias do Campo”, enaltece Vera.
A gerente destaca que, atualmente, o trabalho da mulher no campo é fundamental. “Sabemos que na atividade leiteira, em muitas propriedades, são elas que estão à frente de atividades como a ordenha, criação das terneiras, controle de questões reprodutivas e até mesmo de cuidados especiais quando há algum animal doente”.
Por isso, ela ressalta que o intuito de promover o evento direcionado para as mulheres é justamente abranger temas do cotidiano e, com isso, contribuir com as demandas das propriedades e manter a cooperativa próxima dessas associadas.
Importância da mulher
Já para Ana Cláudia Anater, colaboradora na Dália Agropecuária de Encantado que também contribuiu na organização do evento, o projetoobjetiva levar informações para as associadas produtoras de leite das regiões de abrangência da Cooperativa Dália. “As mulheres sempre trabalharam no campo, portanto, elas exercem função fundamental na produção leiteira, sendo assim, nossa principal intenção é valorizar o trabalho dessas mulheres”, reafirma Ana.
Encontros em 2024
Outra colaboradora das Casas Agropecuárias e que também está por trás da organização do evento, é Caroline Santin Lang, que adianta sobre os próximos encontros. “Estamos programando os outros encontros ao longo de 2024, com datas e locais a serem definidos com as regiões onde as Dálias do Campo estão inseridas”, assegura Caroline.
Tarde de diversas atividades
Ao longo da tarde, a representante comercial da empresa parceira da Dália, Basso Pancotte, a médica veterinária Talita Girardi Bordin, palestrou sobre: “Qual o futuro da propriedade leiteira?”. “Além de falarmos sobre a importância da reprodução na propriedade, realizamos uma série de atividades, como dinâmicas e entrega de prêmios para o grupo campeão do desafio proposto”, relata Talita.
A médica veterinária também buscou apresentar a importância da produção de leite. “O trabalho com gado leiteiro é muito mais que levantar cedo para ordenhar e cuidar do rebanho, é também, levar o alimento na mesa de milhares de famílias, com responsabilidade, qualidade, sustentabilidade, a fim de promover a saúde das pessoas”.
Outro assunto tratado durante o evento foi sobre a importância da comunicação e clareza na mensagem transmitida. “Uma comunicação eficaz é essencial para tudo, seja na família, nas empresas e entre outros convívios. Neste sentido, lá na propriedade de cada produtora não é diferente, uma vez que, as atividades diárias exigem uma comunicação de qualidade entre a família, pois se trata de uma empresa familiar”, relaciona.