Senepol da Barra, destaque pelas avaliações completas do seu rebanho, passa a contribuir para o melhoramento genético por meio de embriões.
O Senepol da Barra, fazenda de referência no mercado brasileiro da raça, é o novo fornecedor de genética para o ABS NEO, a inovadora linha de embriões desenvolvida pela ABS. A novidade servirá para suprir a crescente demanda por genética da raça Senepol no mercado brasileiro.
O coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Corte da ABS, Arthur Vieira, comemora o ingresso do Senepol da Barra no quadro de fornecedores do ABS NEO.
“Eles fazem um excelente trabalho de seleção e melhoramento genético dentro da raça Senepol, utilizando como ferramenta o programa de melhoramento genético Geneplus Embrapa. Anualmente, classificam um animal na Avaliação de Touros Jovens, que vai para o teste de progênie dos touros jovens Senepol do Geneplus”, explica Arthur.
A fazenda já trabalha com os serviços e genética ABS há sete anos. Desde 2018, a empresa vem identificando e contratando reprodutores do rebanho oriundo do programa de seleção de touros jovens.
“As doadoras são criteriosamente acasaladas no intuito de turbinar o melhoramento genético e obter uma morfologia adequada de acordo com o padrão da raça Senepol”, afirma o coordenador.
A partir de agora, os embriões da linha ABS NEO, reconhecidos pela sua qualidade e capacidade de promover o melhoramento genético rápido e eficiente, passam a contar também com o diferencial da genética Senepol da Barra.
“Devido ao aumento da demanda de touros e matrizes da raça com avaliação genética superior, esse produto vem para somar muito ao mercado”, comenta Arthur.
O gestor da fazenda, Rafael Ribeiro Trajano Telles, também comemora o resultado da parceria duradoura com a ABS.
“É uma parceria extremamente valiosa para nós. A ABS nos oferece segurança e resultados excepcionais. Nunca trabalhamos com nenhuma outra empresa na parte de FIV, e sempre nos deixam extremamente satisfeitos”, avalia.
Segundo Rafael, a união das duas empresas em prol do desenvolvimento de embriões vem agregar muito ao mercado, levando em consideração a seleção voltada para características econômicas como produção de carne, qualidade de carcaça e precocidade sexual e de acabamento.
“Certamente irá contribuir muito para a pecuária brasileira e mundial. A genética Senepol da Barra conta com avaliações desde os acasalamentos, passando pelas fases de desmama e sobreano. Temos, ainda, outra avaliação intrarrebanho de ganho de peso pós-sobreano. Para um animal se tornar reprodutor ou doadora, precisa passar por um crivo muito criterioso. Dessa forma, apenas colocamos no mercado aquilo que é realmente melhorador”, finaliza.