A maioria dos pecuaristas de Minas Gerais não registra os dados de despesas e receitas de suas atividades leiteiras e, portanto, não realiza apuração dos custos de produção. A informação vem de estudos realizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (EPAMIG).
Para ajudar a solucionar esse problema, a EPAMIG desenvolveu o aplicativo de Gerenciamento de Custos na Atividade Leiteira (GERCAL), voltado, sobretudo, para agricultores familiares. Segundo o pesquisador da EPAMIG, Djalma Pelegrini, a falta de controle dos custos na atividade leiteira impacta os negócios de maneira negativa. Para ele, o produtor, após prejuízos constantes, pode até ser levado a desistir da atividade.
“Quando não registramos as despesas, corremos o risco de realizar gastos além do necessário, o que impacta diretamente nas contas. Além disso, quando não controlamos os custos, perdemos a oportunidade de fazer o planejamento econômicofinanceiro da propriedade e de realizar compras no momento adequado”, destaca Djalma Pelegrini, que participou do processo de idealização do sistema.
O artigo na íntegra está disponível na edição 09 da Revista do PecSite, a partir da página 30.