Saulo da Luz e Alessandra Rosa escrevem um artigo exclusivo para a segunda edição da Revista do PecSite e analisam o cenário da bovinocultura de corte brasileira
Saulo da Luz e Silva é professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – FZEA/USP.
Alessandra Fernandes Rosa é Pesquisadora Colaboradora da FZEA/USP e proprietária da empresa Smart Meat Consultoria E Projetos Ltda.
A pecuária de corte é uma atividade de grande relevância socioeconômica para o país, pois além de produzir um alimento de grande valor nutricional, também gera emprego e renda para milhões de pessoas de norte a sul do Brasil. Além disso, as exportações de carne e seus derivados contribuem significativamente para a geração de divisas para o país.
Ao longo das últimas décadas, a cadeia produtiva da bovinocultura de corte tem crescido consistentemente, fruto dos investimentos em tecnologias, como o melhoramento genético dos animais, o aprimoramento das técnicas de reprodução, sanidade, nutrição e manejo, além dos avanços na área de gestão, que levaram o país a ser o segundo maior produtor e o maior exportador de carne bovina. Além dos avanços no segmento produtivo (da porteira para dentro) e da qualificação das indústrias, que possibilitaram o acesso a mercados mais exigentes (em relação a processos e produtos) e contribuíram para aumentar a lucratividade da cadeia como um todo.
Para ler o artigo completo acesse a Revista do PecSite na página 64, clicando abaixo.
Acompanhe as últimas Edições das Revistas Mundo Agro