Quando o assunto é nutrição e alimentação animal, a fórmula é clara: é preciso aumentar a qualidade da ração oferecida com o menor custo possível. A atenção deve ser redobrada na fonte, ou seja, nas fábricas de rações e concentrados. A gestão de todo o processo – desde o recebimento da matéria-prima, armazenagem, passando pelo processamento de grãos até a distribuição -, precisa ser feita com excelência. E a tecnologia pode ser a grande aliada para obter esse controle de forma criteriosa e eficiente.
Com 25 anos de experiência fornecendo exclusivamente soluções tecnológicas de gestão integrada para toda a cadeia agroindustrial, a Agrosys (www.agrosys.com.br), empresa situada em Criciúma/SC, ganha destaque quando o assunto é software de gestão para fábricas de rações e concentrados.
Utilizando tecnologia de ponta e modelos matemáticos para otimização dos processos, redução de custos e maximização dos resultados, a Agrosys garante as melhores ferramentas para a gestão. O controle começa ainda no recebimento de grãos, agendamento de descarga, análise de matéria-prima (padrão CONAB), secagem e limpeza, armazenagem, esmagamento, produção, peletização, embalagem, estoque e expedição com total rastreabilidade desde a origem do insumo até o cliente final.
Nutrição animal: controle garantirá o lucro da operação
A alimentação animal pode representar até 80% dos custos das criações, uma conta que envolve desde a compra dos insumos até a entrega da ração para o destino final. Isso, em uma realidade econômica em que o preço da ração não para de subir. Assim, a gestão de custos eficiente em uma fábrica de rações, envolvendo fórmulas, matérias-primas, climatização e logística eficientes, é determinante para a produtividade e principalmente para a competitividade.
Com a tecnologia que a Agrosys oferece é possível controlar todo o processo, até mesmo detectar se a nutrição está obtendo o desempenho esperado. Segundo o Consultor de Operação, Cesar José Corrêa, o sistema faz o amplo gerenciamento de todos os processos da nutrição animal. “O nutricionista analisa e desenvolve as melhores fórmulas com as melhores matérias-primas para cada plantel e, com base nos dados do sistema, avalia a alimentação ideal para o melhor rendimento. Cada mudança de fórmula impacta no custo final”, explica.
Apps facilitam o acesso às informações
Controlar e potencializar o processo de produção na fábrica de ração requer também acesso rápido aos indicadores e números importantes do negócio. Com a versão mobile do sistema é possível otimizar e ser mais assertivo nas decisões diárias. “Nossas ferramentas têm como principal objetivo dar controle total dos processos aos clientes. Isso para que eles visualizem a própria realidade de forma fácil, com informações claras e precisas e para que possam tomar decisões com base em dados e indicadores”, ressalta Cesar José Corrêa.
Estratégias nutricionais garantem a qualidade da carne
Na pecuária, o sucesso na produção da carne bovina depende de muitos fatores, entre eles, as estratégias de alimentação e nutrição. Em média, um boi leva 4 meses para atingir o peso ideal para o abate. Em todas as fases de vida do animal, seja na cria, recria ou engorda, a alimentação precisa ser balanceada para permitir a qualidade e padronização da carne. Assim, o custo da ração é preponderante para a competitividade do negócio.
O pecuarista precisa ter acesso a dados que auxiliem na criação da melhor estratégia alimentar para o gado. Principalmente no sistema de confinamento, a ração precisa oferecer os melhores nutrientes de acordo com a fase em que o animal se encontra.
O material também está disponível na edição de março da Revista do PecSite a partir da página 16, clicando abaixo.