A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, através do seu Programa Estadual de Cadastro e Habilitação de Médicos Veterinários Privados (PECHMVP), realiza nos dias 25 e 26 de março treinamento voltado a médicos-veterinários privados para emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA’s). Com carga horária de 8 horas, o treinamento acontece em Ribeirão Preto durante o Congresso de Ovos e as inscrições, no valor de R$320,00, podem ser feitas em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/eventos/inscricoes/?action=formlarioInscricoes&id_curso=279.
O curso tem o objetivo de capacitar os médicos-veterinários para emissão da GTA com a finalidade de atender as espécies de aves e ovos férteis, animais egressos de eventos agropecuários, animais aquáticos, animais silvestres e animais de laboratório.
Além disso, o curso visa atualizar os participantes sobre as doenças de notificação compulsória, assim como destacar sua importância no monitoramento da ocorrência destas doenças e o contato com o Serviço Veterinário Oficial, aumentando a sensibilidade do sistema de vigilância epidemiológica das enfermidades passíveis de controle e erradicação por parte da Defesa Agropecuária do Estado.
“Levando em conta que os médicos-veterinários habilitados são considerados uma extensão da Defesa Agropecuária em localidades que a quantidade de servidores do serviço veterinário oficial é escassa para suprir a demanda operacional de emissão de GTA’s, é necessário capacitar esses profissionais e instrui-los para que possam garantir a sanidade dos animais de peculiar interesse do Estado”, comenta o médico-veterinário João Buosi, gerente do PECHMVP.
“Além de habilitados, os participantes saem da atividade alertas para a ocorrência de doenças e/ou eventuais notificações de suspeitas de enfermidades ao serviço de Defesa Agropecuária”, completa.
Clique aqui para saber mais sobre o PECHMVP.