No dia 25, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, e o secretário-executivo, Francisco Matturro, visitaram a Central Bela Vista, maior central de coleta de sêmen da América Latina, localizada em Botucatu.
Na sede da empresa, além da coleta de sêmen é feita a hospedagem de touros em uma fazenda com 130 hectares próximo à Rodovia Marechal Rondon. Cerca de 800 touros estão alojados e a média de coleta é de 140 animais por dia, sendo que as instalações contam com certificação de qualidade ISO 9001 e certificação ambiental ISO 14001.
O Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura, é o maior e mais antigo parceiro da Central Bela Vista, com touros do IZ alojados na fazenda. Por meio do Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte, o IZ mantém parceria desde os tempos da fundação da empresa CRV. A central Bela Vista é da Holding CRV, responsável por colocar o Instituto como um dos maiores fornecedores da genética Nelore no país, com comercialização de sêmen e embriões.
A recepção na fazenda foi feita pelo gerente de operações da Central Bela Vista, Gerson Sanches, pelo médico veterinário Gustavo Lara, e pela analista de relacionamento com o cliente, Adriana Zaia. O coordenador da APTA, Sérgio Tutui, e o Diretor do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Botucatu, Francisco Pereira Neto, acompanharam a visita.
O secretário de Agricultura pode conhecer os piquetes com os principais reprodutores que fornecem melhoramento genético para todo o Brasil, entre as raças: Nelore, Angus, Sindi, Brahman, Gir, Girolando, Senepol, Guzerá, entre outros.
Também visitou o laboratório de sêmen e o banco de sêmen, onde palhetas para inseminação com até 30 milhões de espermatozóides ficam congeladas em nitrogênio líquido a uma temperatura de 196 graus negativos.
A empresa é habilitada para exportar sêmen para os países que possuem protocolo sanitário com o Brasil.