Segundo dados divulgados pelo IBGE através da pesquisa trimestral de abate na pecuária de corte, o total de cabeças bovinas abatidas atingiu 27,5 milhões de cabeças no decorrer do ano passado, significando redução de 7,8% em relação a 2020. A distribuição semestral mostra volumes de cabeças abatidas bem próximos, mas, indicando quedas de 7,2% e 8,5% no primeiro e segundo semestres, respectivamente.
O volume de carne bovina atingiu 7,408 milhões de toneladas, significando redução de 5,3% sobre o total produzido no ano anterior. O acompanhamento semestral indica que no primeiro semestre houve queda anual de 4,2%, enquanto no segundo período a redução alcançou 6,4%.
O peso por cabeça abatida, por sua vez, indicou média de 269 kg, significando crescimento de 2,8% na comparação anual. O primeiro semestre mostrou peso de 264 kg, subindo para 274 kg no segundo semestre.
O resultado na redução das cabeças abatidas e do menor volume de carne produzida, aliado às exportações, permitiram aos pecuaristas melhorarem consideravelmente os preços de comercialização no decorrer do ano passado.