A DSM, detentora da marca Tortuga® de suplementos nutricionais para animais, deu início ontem, 18 de maio, ao ciclo de Simpósios DSM de Confinamento de 2022. Dividido em três etapas que serão realizadas em regiões separadas de acordo com a dinâmica comercial da companhia (São Paulo-Sul, Norte-Nordeste e Centro-Oeste-Norte), os encontros contarão com a presença de especialistas da área de Ruminantes da DSM, que apresentarão novas tecnologias em nutrição animal, manejo e demais práticas que ajudam produtores a melhorarem a produtividade e a eficiência do rebanho.
O primeiro encontro será realizado presencialmente na Feira da Cooprata, localizada no Parque de Exposições Virgílio Galassi, em Prata (MG), a partir das 17h30 desta quarta-feira. A abertura conta com palestras sobre “Tecnologias DSM para Confinamento — Performance e Lucratividade”, ministrada pelo médico-veterinário e consultor técnico comercial da DSM, Ivan Evaristo; e “Cenários e Desafios para o Confinamento em 2022”, conduzida por Thiago Bernardino de Carvalho, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade São Paulo (Cepea-USP).
A segunda etapa do Simpósio DSM de Confinamento acontecerá no dia 08 de junho de 2022 em Sinop, no Mato Grosso. Já a terceira etapa ocorrerá no dia 13 de junho de 2022, na cidade de Presidente Prudente, interior de São Paulo. “Queremos apresentar nossas soluções tecnológicas e resultados que o produtor pode alcançar com elas, além de discutir sobre o mercado atual”, explica o gerente da categoria Confinamento da DSM, Hugo Cunha.
Tecnologia comprovada no confinamento
O portfólio da marca Tortuga® traz inúmeras tecnologias que ajudam o produtor a tornar o rebanho mais rentável e produtivo, com destaque para os produtos da linha Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™, que geram, em média, uma arroba a mais por bovino confinado, e para a tecnologia Hy-D®, lançada em março de 2020, que é um metabólito específico de vitamina D3 que garante uma absorção mais rápida e eficiente dos macrominerais, elevando ainda mais resultados do confinamento. “Com o ganho adicional de uma arroba a mais por bovino, o pecuarista tem como resultado o equivalente a um animal a mais a cada 18 bovinos confinados”, conta Cunha.
Mas, além do ganho de peso adicional, outros benefícios comprovados pela aplicação das tecnologias da marca na dieta dos bovinos confinados são: eficiência alimentar, sem registro de problemas digestivos, gastrointestinais ou timpanismo; rápida adaptação dos animais; menor taxa de refugo de cocho; aumento do consumo de ração desde os primeiros dias de confinamento; eficiência na digestão; e menor incidência de animais com laminites e acidose.
E, sobre o uso do novo Hy-D® em sistemas de confinamento, Cunha destaca a produção de carne bovina de alta qualidade e em quantidade, com benefícios em termos de ganho de peso e rendimento de carcaça. “Pesquisas realizadas com Hy-D® indicam aumento do ganho de peso diário de carcaça (GMDc) de 20% junto com os produtos da linha Fosbovi® Confinamento com Crina® e RumiStarTM”, quando comparado a tecnologias convencionais.