O superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer, participou, em Brasília, no dia 22 de março, da primeira reunião presencial do Núcleo de Relações Internacionais, desde o seu lançamento em novembro do ano anterior.
Formado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e federações de agricultura e pecuária, o núcleo foi criado para capacitar os integrantes do colegiado e discutir ações de comércio exterior nos estados e promover uma troca de experiências. Participaram representantes de 22 estados da federação.
O foco do encontro foi a capacitação em comércio exterior e relações internacionais. Foram apresentados dados que mostram a relevância do programa Agro BR para a promoção das exportações de pequenos e médios produtores rurais.
“A reunião foi de grande importância, principalmente para conhecer as ações da diretoria de Relações Internacionais da CNA, e acompanhar como as pautas prioritárias que o setor, a CNA e as federações, precisam atuar em 2023. Além dos principais temas, foi relevante discutir a questão das regras ambientais e o impacto nas exportações do agro pelas regras da União Europeia. Essa é uma legislação que vai entrar em vigor no final do ano que vem e poderá trazer grandes impactos para o setor”, disse Cleiton Gauer.
Os representantes das federações também participaram de palestras e debates sobre mercados, comércio exterior, os grandes acordos e a diversificação da pauta exportadora brasileira, a importância que a agropecuária tem na balança comercial brasileira com os resultados de 2022 e as perspectivas para 2023, assim como a imagem da agropecuária brasileira no Brasil e no mundo, e entre outros assuntos.