Após mais de 10 anos de importantes contribuições para a pecuária leiteira nacional, o touro K85 irá se aposentar. O reconhecido e premiado reprodutor Girolando ainda tem genética disponível na ABS, mas não produzirá novas doses de sêmen.
Sempre preocupada com o bem-estar dos touros em produção na sua central de biotecnologia, a ABS optou por encerrar a coleta de sêmen do K85, após uma impressionante produção de 190 mil doses de sêmen convencional, além de 18 mil doses de genética sexada Sexcel.
Para o coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Leite da ABS, Fernando Rosa, o desempenho do touro no decorrer dos anos foi nada menos que espetacular. “Nascido antes da era genômica, em 2011, o K85 rapidamente mostrou o real valor da sua genética. Ele se submeteu aos testes de progênie e vimos muitas filhas dele com excelentes avaliações na Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Quando surgiu a genômica, também começamos a ver filhas do K85 com superioridade genômica. No PMGG, ele apresentou confiabilidade de 95% – enfim, foram muitos os resultados impressionantes”, relembra Fernando.
Com destaque absoluto em sua genética e filho de Shottle e Canela, o touro somou mais de 1200 filhas registradas na Girolando – e o sucesso não se limitou ao Brasil: mais de 18 mil doses de sêmen do K85 foram exportadas para produtores mundo afora, consolidando a sua utilização em rebanhos internacionais.
Fernando ressalta, ainda, que o K85 também teve a sua superioridade comprovada pelo Cornerstone, o programa da ABS que visa a identificar características relevantes de conformação e manejo na raça Girolando.
“Muitos dos dados que mostraram a qualidade do K85 vieram do Cornerstone.
“Muitos dos dados que mostraram a qualidade do K85 vieram do Cornerstone.
Em uma base de dados que concentra informações de mais de 17 mil vacas, ele mostrou superioridade em diversos quesitos, como úbere, pernas, temperamento e pelagem. A fertilidade também foi destaque na sua genética, e a mãe dele, a vaca Canela, detém o recorde da terceira maior lactação da raça, superando os 100 mil kg de leite”, explica.
O proprietário do touro, José Renato Chiari, destaca que o K85 é filho de uma recordista em produção de leite e que a escolha pelo animal foi com base nos aspectos genéticos. “Ele veio de uma família muito consistente, então, num lote de embrião de seis ou sete machos, a gente escolheu o K85 pelo fenótipo dele.”
Além disso, o pecuarista avalia que dificilmente outro Girolando atingirá a mesma capacidade de produção desse touro. “A grande característica foi produzir animais muito funcionais, corretos de aprumo, de sistema mamário, fortes e longevos. A docilidade, é outra característica muito marcante nessa família. A recompra do sêmen foi impressionante pois quem utilizou, voltou a utilizar. Acho muito difícil ter outro animal que faça isso”, disse.
Depois de 11 anos de uma carreira brilhante, o touro K85 terá o seu merecido descanso, deixando um legado marcante, tanto para a Girolando, quanto para a ABS e para todos os produtores que utilizaram a sua genética.
Com toda certeza o touro K85 mudou o patamar do melhoramento genético da raça girolando, produzindo filhas que desempenharam muito bem em todos os propósitos que foram utilizados. K85 foi o primeiro filho da matriarca ICH CANELA em central e suas filhas sempre destacaram no aspecto de produção, conformação e fertilidade.