Os dados divulgados em janeiro último em relatório do USDA, mostram que o volume de carne bovina produzida pelo Brasil foi revisado para cima em relação à estimativa para 2023.
Enquanto no ano passado o total produzido atingiu 10,350 milhões de toneladas, atingindo aumento de 6,2% sobre o ano anterior, o índice de incremento se apresenta mais modesto para a projeção de 10,560 milhões de toneladas estimadas para 2023. Se realmente alcançada, significará aumento de 2% sobre o produzido em 2022. De toda forma, atingirá aumento significativo 8,3% sobre o ano de 2021.
Segundo os dados do USDA, o Brasil continuará como o segundo maior produtor mundial, atrás dos Estados Unidos e bem à frente de China e União Européia. Com isso, além de já ter aumentado em quase 25% seus embarques de carne bovina no ano passado, é estimado um incremento de 3,5% para o corrente ano.
Nesse sentido, é possível que a missão brasileira na China contribua para incrementar ainda mais os volumes embarcados em 2023. Afinal, o Brasil tem volume e condições para continuar crescendo.