A técnica de embriões tem avançado a passos largos no Nordeste, acelerando o progresso genético e garantindo eficiência a campo. A demanda pelo produto tem crescido tanto que uma ação especial possibilitou a ABS atendesse, só em Pernambuco, 18 produtores em três dias consecutivos com aspirações foliculares para fertilização in vitro (FIV), totalizando uma produção acima de 700 embriões IVB NEO congelados pela técnica Direct Transfer (DT) em diferentes raças.
“Esse produto vem com um suporte fantástico de tecnologia no melhoramento da produção de embriões”, pontua Frederico Monteiro, representante ABS em Pernambuco, indicando que esse apoio tecnológico foi um fator determinante para o sucesso no atendimento a tantas fazendas em um período tão curto.
A ação incluiu, além de coleta de material, compartilhamento de informações técnicas, como o detalhamento da linha NEO, dos procedimentos oferecidos, dos benefícios e das formas de manejo mais adequadas para as receptoras e doadoras.
“São pontos importantíssimos que eu destaco. Primeiro, a diminuição dos altos custos desse serviço. Outra coisa muito relevante é a qualidade dos profissionais envolvidos, a abertura para cada um colocar na mesa as suas ideias, a abertura para um futuro projeto mais amplo, avaliação de rebanho, dentre outros tópicos importantes para o melhoramento genético”, comentou um dos participantes,Toninho Valadares, do rebanho TOV (Gir Leiteiro, Nelore e Quarto de Milha), filho do também criador Antônio Valadares e entusiasta do IVB NEO, acrescentando que o melhoramento genético oferecido pela ABS, além de um custo acessível ao produtor, atinge percentuais anteriormente não vistos no mercado.
Toninho já tem experiência com a utilização da técnica de transferência de embriões, mas está investindo nos embriões ABS pela primeira vez. Além de se surpreender com o atendimento da equipe técnica, ele enfatiza o diferencial da empresa no oferecimento destes produtos. “Para nós, pequenos e médios produtores, as condições de pagamento da ABS são um fator de muita impor-tância. É isso que realmente permite traçar um plano genético a partir dos embriões, pois a ABS tornou essa tecnologia mais acessível”, reforça o produtor.
Além disso, as expectativas em relação à qualidade dos animais são as melhores. “Os embriões ABS vão me permitir multiplicar a genética dos animais para a produção de leite A2A2, que é um dos nossos principais objetivos neste momento. Além disso, também estamos buscando a expansão do nosso rebanho Nelore. Estamos muito otimistas com esse resultado – até temos novas coletas já marcadas na fazenda”, comemora.
A iniciativa da maratona de aspirações no Nordeste também incluiu fazendas do Rio Grande do Norte e foi coordenada pelo Gerente de Negócios Embrião da ABS, Pedro Ivo, e pelo Supervisor Norte e Nordeste, Romero Cavalcanti. No Estado, desde 2019, já foram atendidos mais de 35 produtores com uma produção que ultrapassa a marca de seis mil embriões.
Segundo o representante comercial da ABS Natal, Sergio Melo, na ação, são reunidos vários criadores em um só local, para que seja feito o procedimento nas doadoras. Esse processo já existe desde 2009, porém, trabalhava-se somente com embriões a fresco. A partir de 2018, a técnica DT passou a ser utilizada, facilitando ainda mais a reprodução.
Melo ainda conta que, há alguns anos, existia um tabu entre os criadores em relação aos embriões DT, pois eles estavam habituados a utilizarem a modalidade a fresco e acreditavam que haveria abortos em grande escala. Porém, atualmente, após verem os resultados, eles se sentem totalmente seguros e estão comemorando o progresso genético atingido.
“O Rio Grande do Norte é um Estado pequeno, mas com uma pecuária seletiva de muita qualidade. Temos um criatório de Sindi, que é referência em todo o país, alguns criatórios importantíssimos de Gir Leiteiro, Girolando, Guzerá, entre outras raças, e o ganho genético é visível. Alguns criatórios que não faziam o uso dessa técnica tiveram a oportunidade de fazer e estão colhendo os frutos”, diz Melo.
José Teixeira, pecuarista e criador de gado Sindi, conta que, com a adoção da técnica DT, além de acelerar o melhoramento genético, houve a diminuição de custos em relação ao uso de embriões a fresco. “Você tinha que estar com todas as receptoras prontas. Muitas vezes, nós que estamos aqui no Rio Grande do Norte, Estado com 95% no semiárido, às vezes, nem todos estão em condições de ter as receptoras prontas para receber os embriões. Então, facilitou muito. A ABS está de parabéns.”
Resultados garantidos. A grande vantagem da técnica de transferência de embriões é a obtenção do melhoramento genético de forma acelerada, já que a genética contratada já está pronta e definida quando chega ao rebanho do cliente. No entanto, a ABS vai mais além, diversificando as opções disponibilizadas para atender às necessidades específicas dos produtores e garantindo resultados confiáveis.
O criador que utilizar os embriões ABS tem a garantia de, no mínimo, 35% de concepção aos 60 dias de gestação. Isso revela a grande eficácia da tecnologia IVB Technologies, e o cliente tem a certeza do retorno do seu investimento, colhendo resultados impactantes já no nascimento da próxima geração. Os embriões ABS proporcionam ao produtor a oportunidade de ver o seu rebanho avançar até cinco gerações em apenas uma.
Vale ressaltar, ainda, que a empresa também oferece uma resposta para cada desafio enfrentado pelo produtor. O cliente ABS pode escolher, por exemplo, utilizar embriões com genética própria do rebanho (IVB NEO) ou genética ABS, proveniente dos melhores fornecedores do mercado (ABS NEO). Seja para rebanhos de corte ou de leite, os embriões ABS podem ser adequados a qualquer sistema produtivo, oferecendo ao produtor segurança, resultados expressivos e acelerados e uma tecnologia inovadora e comprovada.