Praticamente a um só tempo, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) relata a ocorrência de duas doenças graves na produção animal europeia: encefalopatia espongiforme bovina (doença da vaca louca) na Alemanha; e Influenza Aviária de alta patogenicidade na Rússia.
Conforme a OIE, autoridades veterinárias russas notificaram ao órgão o registro de surtos de Influenza Aviária caracterizados como de alta patogenicidade em duas granjas avícolas do sul do país. Excetuada a informação de que o vírus encontrado pertence ao sorotipo H5, não foram divulgados mais detalhes sobre a ocorrência.
Já o sistema veterinário alemão reportou à OIE a detecção de um caso atípico de doença da vaca louca, ocorrência que não era registrada no país desde 2014. Neste caso – informa-se – a fêmea abatida, com 14 anos de idade, não apresentou sinais clínicos da doença, mas procedimento padrão de vigilância sanitária (teste na carcaça) identificou a presença da doença.
Interessante notar que, em pouco mais de um mês, o mundo voltou a ser alarmado por diferentes casos da encefalopatia espongiforme bovina – todos atípicos. Os dois primeiros casos foram registrados no Brasil nos primeiros dias de setembro, sendo seguidos, na segunda semana do mês, por nova detecção no Reino Unido. Agora é a vez da Alemanha.