As informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, referente o levantamento do Valor Bruto da Produção Agropecuária para o ano de 2023 baseado no acumulado de janeiro a novembro indicam um incremento anual de 2,5%.
A divisão entre Lavoura e Pecuária, por sua vez, indica que a Lavoura apresenta aumento de 3,8%, enquanto a Pecuária absorve queda de 0,6%.
O detalhamento dos itens da Pecuária aponta que a carne bovina, produto de maior peso, apresenta retração anual de 8,6%, absorvendo queda em sua participação detendo 39,1% do total, enquanto no ano passado atingiu 42,5%.
O frango, segundo item de maior valor, absorveu queda de 3,3% enquanto os incrementos de 9,2% no suíno, de 11,2% na pecuária de leite e os 22,5% obtidos nos ovos, contribuiram para amenizar a queda verificada nos dois principais itens da pecuária.
As primeiras projeções para 2024 indicam queda de 3,3% no VBP da Agropecuária. O detalhamento aponta que a Lavoura absorverá queda de 4,3%, enquanto a Pecuária sofrerá nova queda, agora de 1%.
Considerando os produtos da Pecuária, bovino de corte seguirá absorvendo queda, agora acompanhado por bovino de leite e ovos, enquanto Frango e Suíno mostrarão índice positivo.