Em linha com os esforços que tem empreendido para atender aos aspectos sociais de sua operação, a VetBR, mais completa distribuidora de produtos para saúde animal do País, está lançando o programa VetDiversa, que tem como objetivo fomentar a inclusão e a valorização de diferentes grupos de profissionais para o mercado de trabalho. Esse público abrange mulheres, negros, jovens, LGBTQIAPN+, pessoas acima de 50 anos, entre outros. Na primeira etapa do projeto serão oferecidas mentorias para mulheres e público LGBTQIAPN+, que já atuem ou queiram atuar no setor e capacitação por meio de cursos, palestras, workshops e lives com especialistas para profissionais em geral. Conforme o projeto avançar, novos grupos serão inseridos no cronograma de atividades. A ideia da VetBR é oferecer acompanhamento e conteúdo de qualidade para que esses públicos de interesse tenham mais ferramentas para se inserir no agro, segmento da economia que no Brasil ainda carece de iniciativas de diversidade e inclusão.
Segundo o CEO da VetBR, Antonio Fontes, o VetDiversa não é um programa pontual: ele faz parte de uma abordagem mais ampla que a companhia vem adotando em termos de adaptação ao recorte ESG (sigla em inglês para fatores ambientais, sociais e de governança). Na empresa, por exemplo, hoje 30% dos cargos de gestão são ocupados por mulheres, percentual que vem se expandindo nos últimos anos. “As diferentes ações do VetDiversa, vale destacar, devem alcançar tanto profissionais da empresa quanto clientes, membros de comunidades do entorno e empreendedores e empreendedoras, pessoas ligadas principalmente à pecuária e à área de cuidados veterinários e de produtos e serviços para pets”, afirma o executivo.
O primeiro projeto do VetDiversa a ser lançado — e cujo processo seletivo já tem inscrições abertas — é o Mentoria Mulher + VET (Valorizada, Empoderada e Talentosa). Esse acompanhamento, totalmente online, será feito durante seis meses por gestoras da própria VetBR, com foco em finanças, gente e gestão, estratégia comercial e inclusão. Podem participar da seleção — que vai avaliar habilidade de escrita e perfil comportamental — mulheres que estejam cursando o último ano da graduação em administração, gestão, veterinária ou outras áreas vinculadas ao agronegócio ou que tenham terminado o curso nos últimos seis meses. As inscrições podem ser feitas até o dia 28/02/2022 através do link: https://forms.gle/2eGfLu2zWhd929Ck7
Também faz parte do VetDiversa o Projeto Agromulher, que vai promover troca de experiências e valorização das mulheres que atuam nos segmentos de pets e do agronegócio por meio de cursos, palestras e treinamentos, além de lives mensais com temas de interesse e compartilhamento de informações por grupos de WhatsApp. A programação será oferecida durante todo o ano e poderá ser acompanhada pelo site e mídias sociais da VetBR.
A coordenadora de Gente e Gestão da VetBR, Mychelle Santos, observa que a intenção da empresa é criar ações capazes de gerar benefícios em termos de inclusão e diversidade tanto para a VetBR — que passa a contar com mais profissionais mulheres, negros, jovens, pessoas acima de 50 anos, LGBTQIAPN+, entre outros públicos, com alta qualificação em seus próprios processos seletivos internos — quanto para a sociedade. “Nessa dinâmica, podemos contribuir para uma sociedade mais justa e para um mercado de trabalho mais diverso nos segmentos de agronegócio e Pet”, destaca. Segundo ela, as pessoas que concluírem a mentoria ou cursos ficarão cadastradas no banco de dados da VetBR, para que possam ter oportunidades de trabalho na empresa caso sejam abertas vagas que se encaixem em seu perfil.