A Vetoquinol Saúde Animal cresceu globalmente 21,9% em 2021, atingindo receita de € 521 milhões, equivalente a cerca de R$ 3 bilhões, sendo que 64% do resultado financeiro referem-se a animais de companhia e 36% a grandes animais. No Brasil, a empresa cresceu em proporção semelhante (21,7%), alcançando o faturamento anual de R$ 129,4 milhões – recorde para a empresa no país.
“Em um ambiente sanitário ainda incerto, nosso negócio cresceu 21,9%, superando o crescimento médio do mercado em todas as áreas geográficas. Esse resultado ilustra a solidez da nossa estratégia de expansão baseada no desenvolvimento de portfólio e em presença global. Também estamos confiantes no futuro e nas perspectivas de crescimento do resultado financeiro”, afirma Matthieu Frenchin, CEO global da empresa, que tem origem francesa.
As vendas de produtos para animais de companhia atingiram € 335 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,9 bilhão) em 2021, enquanto as soluções para saúde de grandes animais cresceram 9,2%, chegando a € 186 milhões de euros (R$ 1,1 bilhão). Ambas as áreas tiveram aumento do portfólio. No Brasil, por exemplo, foram lançadas no ano passado seis novas marcas: duas para bovinos, duas para equinos, uma para suínos e uma para cães e gatos.
O crescimento global das vendas da Vetoquinol Saúde Animal ocorreu nos quatro trimestres do ano, sempre acima dos dois dígitos. No primeiro trimestre, ficou em 23,8% e € 127,9 milhões. No segundo trimestre, a alta foi de 37,3%, com € 127,4 milhões. No terceiro trimestre, as vendas subiram 15,7%, totalizando € 132,3 milhões. Por fim, de outubro a dezembro, o crescimento foi de 14,3%, com € 133,7 milhões.
Crescimento regional
Regionalmente, todas as áreas estratégicas da Vetoquinol cresceram a taxas de câmbio constantes. No continente europeu, o aumento foi de 23,5%. No território Ásia/Pacífico, a alta chegou a 18%. “Já nas Américas, o crescimento atingiu 22,6% – tendo como um dos expoentes o Brasil, país onde a empresa está há 10 anos”, destaca o diretor-presidente da Vetoquinol no país, Jorge Espanha.
Especificamente no Brasil, o faturamento da empresa cresceu 21,7%, passando dos R$ 106,3 milhões em 2020 para R$ 129,4 milhões em 2021. O segmento pet representa 15% do faturamento e os animais de produção (bovinos, equinos e suínos) 85%. “O ano foi bastante positivo para a consolidação da Vetoquinol no Brasil, com crescimento expressivo em vendas e na oferta de soluções. Nossa meta é dobrar o tamanho no país em até quatro anos”, declara Espanha.
Outro projeto importante da empresa no Brasil é transformar a fábrica de Aparecida de Goiânia (GO) em polo de exportação de produtos veterinários para o mundo, especialmente para os países da América Latina. “Em 2021, chegamos à marca de 1 milhão de unidades de produtos fabricados em um único mês, o que representa o aprimoramento dos procedimentos do nosso parque fabril. Os investimentos devem continuar”, finaliza o diretor-presidente.