Em evento on-line ontem (6), a Zoetis reuniu médicos-veterinários, especialistas e produtores para lançar CLARIFIDE Nelore 4.0, uma ferramenta genômica que ajuda pecuaristas da raça Nelore a tomarem decisões mais assertivas a respeito de seleção e reprodução em sua propriedade. “O melhoramento genético é vital para desenvolver e manter um rebanho Nelore lucrativo. Com o uso desses dados, os produtores terão elementos certos e confiáveis para a reposição de fêmeas e de touros que servirão como base do rebanho por muitos anos”, explica Rafael Silva, Pesquisador do time de Genética Global da Zoetis.
CLARIFIDE Nelore 4.0 fornece predições genômicas de 31 características, que incluem reprodução, desempenho, habilidade materna, qualidade de carcaça, conformação corporal e eficiência alimentar, além de três índices bioeconômicos. “O produtor que ainda tem dificuldades com qualquer uma dessas características, não pode deixar essa tecnologia de lado”, completa Gustavo Gonçalves, Coordenador de Serviços Técnicos em Genética da Zoetis.
Os três índices bioeconômicos de seleção multivariada, exclusivos da ferramenta, simplificam o processo de seleção, são expressos em reais (R$) e foram desenvolvidos para auxiliar produtores na seleção, para melhor desempenho reprodutivo/materno, maior eficiência na terminação e maior retorno total. “As premissas econômicas utilizadas derivam de diversas fontes da indústria de carne bovina”, informa Gonçalves.
A nova ferramenta se utiliza de tecnologia Illumina, que fornece soluções genômicas eficientes com o poder de calibrações de mais de 43.000 marcadores em uma população de referência de 77.910 animais. CLARIFIDE Nelore 4.0 apresenta, em média, 29% a mais da variação genética que a versão anterior, o que permite uma tomada de decisão para uma seleção ainda mais confiável. “Essa versão que está chegando ao mercado entrega valor aos clientes por meio de uma predição genômica mais completa e de maior acurácia para características complexas de importância econômica”, finaliza Silva.